05/11/2012–02:00

Você já se cansou?

Trilhava pelo deserto sem água há dias. A sensação de que a vida aos poucos evaporava no ar que parecia derreter pensamentos e emoções com incrível eficiência. Que deserto era aquele que caminhava? Não sabia dizer se era sua personalidade, suas conquistas ou a sua moral. É tudo o que sobra no final das contas, pensou, deixando escapar uma pequena risada. Nós viemos do nada, vagamos pelo nada e assim tudo acaba. Há aqueles que nascem vazios, parecem nunca serem preenchidos por algum tipo de sentimento que torne a vida algo que valha a pena viver. São pessoas da massa que não se move intelectualmente. Enterradas nos seus problemas, preces, luxos, viagens, casamentos, carros, relacionamentos, drogas e dívidas. A vida parece fazer mais sentido quando se precisa lutar por ela. Mas e quando vencemos a luta, o que sobra? Sobra o silêncio de uma vitória que nós não sabemos se deve ser celebrada ou silenciosamente lamentada.

Finalmente caiu no chão. Estava exausto. A morte não é algo que deve ser odiado e lamentado. A morte é muito mal compreendida. Apenas uma serviçal da humanidade, varrendo para a eternidade ou o esquecimento os parasitas da história. Somos todos parasitas hipócritas.

(Ah, a hipocrisia. A eterna arma do incompetente, a forma de desmerecer o trabalho alheio sem realizar nada de concreto. Como podemos ver, pequeno indivíduo, justiça é um credo)

O que é de fato triste é a vida que levamos, que nos conduz para a morte. Nossa morte devia ser celebrada pela vida que vivemos. Mas pessoas choram em nossa morte porque semelhantemente trágicas foram as nossas vidas. E nos últimos momentos de vida, vamos fazer de tudo para espremer mais algumas gotas do cantil, em vez de abraçar o calor que toma nosso corpo e coração, nos levando para os supostos altos planos de existência.

E enfim morreu. É assim quando morremos, é tudo o que sobra, o ar e as lembranças do que fomos ou deixamos de ser. À essa altura, a maioria de nós não sabe dizer: vagamos nesse deserto, ou somos um grão de areia?

0 comentários: