1/08/08 - 02:04

Em memória de Gustavo Refosco:

Então eu me sentei do lado desse cara meio estranho, no metrô, com um cabelão enorme e ruim, com olhos enormes que ficava olhando pra todo mundo de um jeito engraçado. Sentei ali porque tinha aquela mania de que nada ia me acontecer, e que todo mundo sentava longe dele por algum motivo que eu não sabia qual era, mas que com certeza era idiota. Fico esperando o trem, pensando em coisa alguma, como gosto, quando de repente aquele cara do meu lado falou pra mim com uma voz grossa e grave:

- Nós podemos mudar o mundo, cara.
- Claro que sim.
- Não, sério, nós podemos mudar o mundo.
- Eu sei, não discordei.
- Olha a quantidade de caras corruptos, de desmatamento, tudo isso.

Achei que havia entendido o porquê de ninguém sentar do lado desse cara:

- Se eu puder entrar pra polícia federal, eu vou dar um jeito nisso.
- Que bom, cara.
- Escuta, o que tu faz da vida?
- Nada, mas pra comer eu costumo escrever.
- Ah, saquei. Então, ta aí, tu pode fazer umas baita críticas.
- Hum.
- E aí, criticar o governo, os caras da polícia, da corrupção. O que tu escreve?
- Contos, crônicas e poesias.
- Sobre o quê?
- Sobre mim mesmo.
- E qual é o sentido?
- Nenhum, mostrar para os outros que Schopenhauer tava certo, eu acho.
- Como assim?
- Viver é uma dor, saca?
- Nada a ver, cara! Viver é foda! É só tu tentar mudar o que tu pode.
- E o que tu quer mudar?
- O mundo, o Brasil, essa cidade, o metrô, tudo. Quero ser um cara de bem, quero tornar o mundo um lugar melhor, e mostrar pra eles que tudo pode ser melhor, cara, tudo pode ser melhor, é só tentarmos mudar.
- Não acredito nisso, mas não deixa de ser nobre.
- No que tu acredita?
- Nada.
- Justo...

Então meu trem chegou. Ele falou:

- Falou, cara, tente mudar.
- Adeus, e corte o cabelo se quiser aparecer na televisão.

Fui para casa, comi comida de microondas, me deitei, li um pouco e comecei a pensar que talvez a esperança estivesse lá dentro de todos nós e que poderíamos mudar o mundo se nos esforçássemos, talvez, talvez mesmo...

Aí eu dormi.

2 comentários:

Unknown disse...

Sinceramente, magnífico.

gmm disse...

muito bom cara!
mas o gustavo refosco q eu conheço, ñ quer mudar o mundo. haha